sábado, 17 de outubro de 2009

O Sacerdócio de ser Professor

Era pra eu ter postado essa foto no dia 15, em homenagem ao dia dos professores e aos meus queridos alunos de AutoCAD do SENAC, mas meu pc estava com problemas técnicos. Ps: estou de blusa azul do lado de dois alunos (menino - Catatau e a menina - Penélope Charmosa, rsrs) de roupa vermelha. Pessoal, detalhe, olha como saiu CSI do lado de Bob, kkkkkk. Poxa, faltou nosso Frank Aguiar, uhuauhauahah.
Quero dizer pra todos que essa foi uma turma inesquecível, inteligente, criativa, linda, divertida e com humor muito gostoso e que levarei em meu coração sempre. Cada um com suas particularidades e com suas diferenças. E eu estou cá pensando e lembrando de algumas dificuldades de convivência e de adaptação que tivemos no início e por isso nunca imaginaria que estreitaríamos nosso laço afetivo. Como fiquei Feliz em ter conhecido cada um...
Cada vez me convenço mais que não dá para transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico, pois no exercício educativo, há algo fundamentalmente humano: seu caráter formador. E como falei desde o início da disciplina, que o objetivo da mesma não era apenas expor conteúdo, mas que estávamos todos aprendendo e construindo novos saberes. Aprendi muito com todos! Espero ter aberto caminhos de esperança!

Eu falei muito de mim e eles falaram de si...
Experimentei a beleza da nossa relação salpicada de afinações e descompassos, mas que comprovam a nossa "gentetude". Afinal de contas, professor também é gente...
Gente que estuda, que trabalha, que brinca, que se entristece, que se alegra, se estima...
Permiti a mim mesma uma experiência de lidar sem medo e sem preconceitos com as diferenças...Assim, conheço-me melhor e exercito a minha tolerância.

Enfim, diante de tudo que foi falado, o mais importante é que encerrei a disciplina convicta de que a missaõ foi cumprida e com um gosto de que que nada está acabado, nada está esgotado...E mesmo não dando para eliminar todos os erros, ainda me permito fazer coisas sem sentido...
Muitos caminhos ainda não foram percorridos...
Obrigada turma, pois hoje cada um faz parte da minha história.

Bjo Supremo na alma de cada um...Bjos coloridos com gosto de liberdade, de confiança, de amizade, de responsabilidade, de conquistas e grandes vitórias!

7 comentários:

  1. A vida é um grande aprendizado,e se torna ainda mais inspirador quando podemos compartilhar nossos conhecimentos ao lado de pessoas que se tornam marcantes em nossa vida. É com grande estima e satisfação, que pude presenciar o trabalho de uma grande profissional e a uma bela pessoa.

    Parabéns Drª Ana Carla.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo amiga.
    Tu é tão gente, Educação é teu segundo nome e isso é o que me encanta cada dia mais...

    Queria poder te ajudar muito, ainda mais depois daquele seu telefonema...
    Fica na paz, confia nEle, pois na hora certa Ele vai agir. Lembra que é "muito mais do que pedimos ou pensamos"
    Amo-te

    Beijos atrevidamente doces

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amiga! Ainda pouco li uma frase no msn da Cris e se encaixa perfeitamente com momento. "Nos estilhaços da tristeza sempre existe um fragmento de esperança..."

    Bjos profundos de gratidão!

    ResponderExcluir
  4. EU NÃO TE CONHEÇO MAS GOSTARIA DE CONHECER

    SÓ EM LER O SEU PERFIL, SEI QUE VOCÊ É TUDO ISSO MESMO. PARABENS PELO SACERDÓCIO DE SER PROFESSORA.

    GRAÇA E PAZ

    PR.LUIS

    ResponderExcluir
  5. Professora de autocad, que legal, eu cumpro a mesma função no 3dsmax. =D

    ResponderExcluir
  6. Não Kalebe. Ministro a disciplina de "Fundamentos Para a Capacitação Profissional" que tem que ser dada p todos os cursos no SENAC - Web, Redes, Informática, AutoCad, entre outros.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Carla,
    Primeiro quero dizer que quase não te reconheço, pois vc está muito diferente. Ainda bem que tinha as dicas para te encontrar.Rsrsrsrs
    Agora,como educadora, vc tem um magnetismo que só os verdadeiros tem.
    Imagino como deve ter sido difícil, em um ambiente onde se busca o conhecimento técnico, explorar também o lado fundamentalmente humano para que todos pudessem aprender e contruir novos saberes. Afinal de contas, educação é isso.
    Tenha certeza, com sua competência, vc sempre abrirá "caminhos de esperança".

    ResponderExcluir