"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses"(Rubem Alves)
Todas as coisas se transformam e nós também nos transformamos com elas.Sempre digo que sempre sou eu mesma, mas faço das palavras de Lispector as minhas: "Mas nunca serei a mesma para sempre..."Acho que você me entende. Quando se fala em mudanças, em novo, tememos e também resistimos muitas vezes.As mudanças são inevitáveise necessárias,e servem até mesmo para o nosso amadurecimento. Bom, agora estou a pensar sobre elas em minha vida, momento de pequena reflexão...me vou!
As mulheres são os seres mais poderosos da Terra. Sexo frágil? Qual? Na realidade o que se deveria dizer é que sexo é o fraco dos homens, e o forte das mulheres. Como? Ora, desde sempre foi assim. A própria narrativa do Gênesis diz que a mulher foi quem persuadiu o homem a comer do fruto. Sim, a mulher tem poder para fazer o homem comer qualquer fruto.
De fato, tal poder de persuasão decorre dessa força frágil, que geme, que pede, que insinua, que paga com “alegrias”, que põe o homem no caminho do desejo de possuir, sem saber que ele é o possuído; isto quando a mulher é sábia.
Na minha maneira de ver não há nada de errado em possuir tal poder. Afinal, essa persuasão é uma dádiva divina. O problema é que na maioria das vezes esse poder é usado de modo burro e insensato. Sim, porque ao invés de se persuadir para o que bom, para o que concilia e promove a paz, e para tudo aquilo que possa ser sedução da sensatez, essa força é, muitas vezes, apenas usada para manipular e para negociar com o homem, e nos termos distorcidos dos machos.
Assim, esse maravilhoso poder passa a só ser percebido como sedução sexual, e quase nunca como poder para exercer a persuasão da sabedoria. Isto porque é minha convicção que toda mulher que decide usar esse poder para o bem, vem a tornar-se o ser mais desejável e bem-aventurado que pode existir na vida.
Infelizmente, no entanto, as invejas, as vaidades, as competições pequenas, e a mesquinharia, acabam por fazer com tal poder acabe por ser quase sempre apenas sedução para a guerra ou para a manipulação que torna a mulher menos mulher, e mais parecida com o homem.
Na realidade as mulheres parecem ter perdido a ambição da persuasão da sabedoria. De fato, a mulher sábia está fora de moda, e as que ainda existem têm medo de se manifestar, visto que sensatez virou caretice para boa parte das mulheres.
Então, vê-se essa virtude e poder sendo usados para se ‘revolver’ no pior da vida, e não para propor e viver a vida que constrange pela sabedoria.
De fato me alegro imensamente quando encontro uma mulher que é mais confiante na sabedoria do que na sedução, e mais comprometida com o poder do bom senso do que com a capacidade de usar seu poder para coisas pequenas, embora consideradas intocáveis como espertezas femininas.
Todo fruto, mesmo que venenoso, sendo dado por uma mulher, tem o poder de se tornar irresistível. Mas a mulher precisa recuperar a percepção de que sua grande força é ser mulher que persuade para o bem.
Não é à toa que Paulo diz que a mulher é a glória do homem!
“Glória”, antes de ser nome de mulher, deve ser o estado saudável do ser feminino.
"Sou como você me vê,
posso ser leve como uma brisa,
ou forte como uma ventania,
depende de quando,
e como você me vê passar" ( C. Lispector)
Sou de sorriso fácil, um sorriso feito de alma.Às vezes sou muito falante e isso me incomoda, pois aprecio o poder que o silêncio tem e confesso a necessidade de exercitá-lo. Amo borboletas e o significado que elas têm para mim, assim como as estrelas, os golfinhos, violetas, roxo, flores e o cheiro de chocolate e baunilha - me entorpecem. Sou saudosista e curto lembrar os maravilhosos momentos da minha infância. Sabe aquelas recordações que ficam no fundo de nossa cachola? Rsrs, amo! Desprezo as coisas mornas, aquelas que são definidas como mais ou menos. Amo música e sou movida por ela, é como se fosse sangue que corre nas veias. Dançar? Sempre...Ahhh, e claro que não poderia deixar de falar da família, sem dúvida é o meu porto seguro e minha base. Enfim...sejam todos bem-vindos.